4.º Ano “Invade” o Castelo de São Jorge

O 4.º ano visitou o Castelo e explorou tudo o que tinha direito. Aprenderam muitas coisas sobre os principais acontecimentos na história de Portugal no tempo de D. Afonso Henriques.

Os alunos do 4.º do Colégio de Santa Maria foram, ao castelo de São Jorge no passado 25 de março, sexta-feira.

A turma deslocou-se para o castelo de São Jorge a pé e de autocarro. O percurso contou com várias paragens de grande importância, ao longo da subida da colina do castelo, tais como, a igreja de Santo António e a Sé de Lisboa.

Esta visita de estudo, teve como objetivo principal a aquisição de mais informações sobre a história da nossa cidade, particularmente, no tempo da conquista de Lisboa aos mouros por D. Afonso Henriques.
No castelo, os alunos estiveram com dois atores que representaram as personagens de D. Afonso Henriques e da sua mãe D. Teresa e que contaram de forma muito engraçada os principais acontecimentos da vida deste rei, como também, a história do castelo de São Jorge ao longo dos vários reinados.
Os alunos divertiram-se muito!

O regresso foi a pé até à da Praça da Figueira.
Neste percurso ainda foi possível visualizar as ruínas do teatro romano, um chafariz do século XIX, a estátua de D. João I (que é o rei que está relacionado com a Batalha de Aljubarrota) e ainda a Igreja de São Domingos.
Nesta igreja, a turma aproveitou para rezar pelos colegas que estavam doentes, pelas suas famílias e de uma forma especial pela paz entre a Rússia e Ucrânia.
Por último, apanharam o elétrico 25 que os trouxe até ao colégio.
Foi um dia em cheio!

Assembleia de 3.º Ciclo

O 3.º ciclo realizou a sua Assembleia de Ciclo, com a temática ecologia integral –TUDO NOS FOI DADO | E AGORA?
A base deste trabalho incidiu na encíclica Laudato Si, do Papa Francisco.
Pode ser que muitos de nós pensem que este tema não nos diz respeito, mesmo que tantas vezes nos falem sobre o assunto. Parece-nos que isto se deve ao facto de não vermos a ecologia como parte de um todo, como parte do nosso crescimento integral, por isso o Papa Francisco tem proposto a reflexão sobre a ecologia integral.