2º e 3º Ciclo

Objetivos Curriculares Específicos

Em articulação com o que foi mencionado nos Princípios e Objetivos Gerais e nos Princípios e Objetivos Curriculares, os objetivos curriculares específicos do 2º e 3º ciclos são os seguintes:

• Fomentar a descoberta, a criatividade, a reflexão e o gosto por aprender;
  • Desenvolver em cada aluno a cultura da autonomia;
  • Incentivar o aluno a ser o principal agente da sua aprendizagem;
  • Levar os alunos a serem empenhados, a serem capazes de resolver problemas e a questionar o mundo que os rodeia;
  • Preparar cada aluno para o prosseguimento de estudos a nível secundário.

Método

A concretização destes objetivos pressupõe a existência de um método que nos conduza até eles. De uma maneira sucinta, explicita-se nos seguintes itens:

• O professor fornece ao aluno “ferramentas” básicas sobre a matéria a lecionar promovendo, sempre que adequado, a sua relação com outros conhecimentos já adquiridos.
  • O aluno, com o auxílio do professor, planifica o seu trabalho, tendo por base um documento escrito – a “Quinzena”. Este documento reúne os conteúdos a estudar e a aplicar ao longo de quinze dias. Fornece também indicações sobre as competências a desenvolver e as tarefas a realizar pelos alunos. Estas são propostas pelo professor (algumas de caráter obrigatório, outras de caráter complementar e de enriquecimento), estando previstas também atividades sugeridas pelos alunos. Atendendo ao grau de autonomia, esta planificação é expressa, por cada aluno, na sua “Agenda do Aluno” ou noutro local que cumpra o mesmo objetivo.
  • O aluno trabalha esses conteúdos passando à prática e adquirindo as competências que lhes estão subjacentes. É estimulado a ir além do conhecimento meramente teórico e a aplicar as competências adquiridas em aplicações concretas, de acordo com a especificidade das diferentes disciplinas. Nesta fase é importante a promoção da interdisciplinaridade.
  • O aluno identifica os pontos relevantes, assimila os conteúdos fazendo, com a colaboração do professor, uma síntese dos conhecimentos adquiridos.
  • O professor promove a reflexão pessoal sobre os conteúdos lecionados, procurando que o aluno desenvolva progressivamente a capacidade de formar uma consciência crítica sobre os conhecimentos que vai adquirindo. Pretende-se dotar o aluno da capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em novas situações e promove-se a capacidade de decisão e de análise.
  • Finalmente, através de uma auto e hetero avaliação previamente bem definida, professor e aluno devem ficar conscientes de como cada aluno adquiriu as competências correspondentes à matéria lecionada. A constatação de que um aluno não atingiu essas competências previstas, levará a uma análise das causas e, de acordo com o tutor e o professor da disciplina, ao desenvolvimento de um processo de apoio.

Trabalho de projeto

As rotinas semanais das crianças englobam momentos de grande e pequeno grupo onde têm a oportunidade de partilhar as suas vivências. Progressivamente, são chamadas a participar ativamente na construção do seu conhecimento, nomeadamente através do trabalho de projeto que privilegiam o trabalho em pequenos grupos, o respeito pelas diferentes opiniões e a responsabilização pela condução deste.

O trabalho de projeto preconiza três etapas:

• Nível I - Conhecimentos prévios sobre um tema;
  • Nível II - Desenvolvimento do tema e descoberta de novos conhecimentos;
  • Nível III - Sistematização dos conhecimentos adquiridos.

Ofertas de Escola

De forma a irmos ao encontro das apetências e sensibilidade dos nossos alunos, decidimos complementar as orientações curriculares do Ministério de Educação com as seguintes ofertas de escola:

Oferta de EscolaProfessorCiclo
IcookMariana Gil Almeida