Quaresma

"Vamos juntos com Pedro ... até Jesus!

A Quaresma é um tempo consagrado à reflexão sobre a nossa vida, como forma de preparação para o grande milagre da Ressurreição. Durante este tempo, dedicamo-nos especialmente a fortalecer a nossa fé para nos tornarmos verdadeiras testemunhas de Jesus.

Nesta quaresma, queremos acompanhar Jesus à semelhança de Pedro, que junto ao lago, foi chamado para fazer parte da Sua missão.

Tu és o Messias, o Filho de Deus Vivo.

Semana Santa #arrependimento
As três negações de Pedro

Evangelho Lc 22, 54-62

Neste Evangelho acompanhamos as negações de Pedro. Jesus já tinha sido entregue para ser julgado e depois crucificado. Pedro acompanha-O de perto, mas teve medo de dizer que seguia Jesus.

  • Quantas vezes tive dúvidas?
  • Quantas vezes me arrependi e corrigi o meu erro?

Propósito pessoal

Esta semana vou reconhecer os momentos em que não agi bem, nas palavras que disse, nas atitudes e nos pensamentos que tive e vou ser capaz de pedir desculpa a Jesus e a quem magoei ou ofendi.

Semana V #serviço
Jesus lava os pés a Pedro

Evangelho Jo 13, 1-20

Neste Evangelho vemos que Jesus lava os pés aos discípulos. Jesus mostra-nos que devemos pôr-nos ao serviço, imitando os seus gestos porque só assim seremos verdadeiramente felizes. Jesus diz-nos: “dei-vos o exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também. (…) Uma vez que sabeis isto, sereis felizes se o puserdes em prática.”

  • Quantas vezes me ponho ao serviço do outro?
  • Quantas vezes largo o que estou a fazer, para ir ajudar o meu irmão ou os meus pais?

Propósito pessoal

Durante esta semana, vamos oferecer a Deus o nosso serviço em casa, pensando e rezando por todos aqueles que estão ao serviço dos doentes, dos idosos e dos mais carenciados.

Semana IV #coragem
Pedro não abandona Jesus

Evangelho Jo 6, 60-71

Neste Evangelho percebemos que seguir Jesus é exigente. Exige que sejamos verdadeiros, que tenhamos coragem, que sejamos autênticos. 

  • Quantas vezes fui forte e assumi aquilo que eu próprio fiz?
  • Quantas vezes fui corajoso e venci um desafio?
  • Qual está a ser a minha atitude nestes dias que estamos em casa com a família?

Propósito pessoal

Esta semana vou pedir que Jesus me ajude a conseguir um coração forte em amor, para enfrentar os medos e as incertezas. Vou assumir com coragem as minhas ações, palavras e exemplo.

Semana III #fé
Pedro caminha sobre as águas

Evangelho Mt 14, 22-33

Neste Evangelho assistimos à dúvida de Pedro. Muitas vezes temos dificuldade em reconhecer que é Jesus que nos chama, que nos fala.

Muitas vezes temos vergonha de dizer que acreditamos em Deus, que vamos à Missa ou que rezamos antes das refeições.

  • Quantas vezes duvido?
  • Quantas vezes dou testemunho de Jesus? 

Propósito pessoal

Durante esta semana, que será diferente para mim e para a minha família, vou pedir a Jesus que aumente a minha Fé. Vou guardar alguns momentos de cada dia  para conversar com Jesus e com Nossa Senhora. Vamos estar atentos a tudo o que Deus nos vai revelando nestes dias!

Semana II #confiança
Pedro participa na Transfiguração de Jesus

Evangelho MT 17,1-9

Neste Evangelho somos convidados a acompanhar Pedro, Tiago e João que sobem com Jesus ao cimo do monte. Lá, Jesus transfigura-se, isto é, revela aos discípulos qual será o seu aspeto quando ressuscitar. No final, pede-lhes que guardem segredo. Também nós somos muitas vezes convidados a guardar um segredo que alguém nos confia; somos muitas vezes convidados a confiar no projeto que Deus tem para nós.

  • Quantas vezes percebi a importância daquilo que me é confiado?
  • Quantas vezes paro para ouvir o que Deus tem para me dizer?
  • Quantas vezes, perante as dificuldades, fico assustado e deixo-me “cair por terra”?

Propósito pessoal

Esta semana vou estar atento àquilo que, em “segredo”, os meus amigos me confiam, não comentando com os outros, não gozando, estando ao seu lado.

Semana I #disponibilidade
Chamamento dos primeiros discípulos Chamada de Pedro

Evangelho Lc 5, 1-11

Neste Evangelho assistimos à pesca milagrosa em que os pescadores são convidados a lançar novamente as redes ao lago. Apesar de terem estado toda a noite a pescar e nada terem apanhado, confiam em Jesus e lançam-nas novamente. Depois de apanharem uma grande quantidade de peixe, Pedro reconhece que é pecador. Apesar do seu pecado, Jesus chama-o. Então, Pedro larga tudo e segue Jesus!

  • Quantas vezes larguei tudo para seguir Jesus?
  • Quantas vezes reconheci Jesus naquilo que me acontece?
  • Quantas vezes, no meu dia, estou disponível para o que me é pedido?

Propósito pessoal

Esta semana vou estar disponível para, prontamente, fazer aquilo que me pedirem.