1º Ciclo

Objetivos Curriculares Específicos

Em articulação com o que foi mencionado nos Princípios e Objetivos Gerais e nos Princípios e Objetivos Curriculares, os objetivos curriculares específicos do 1º ciclo são os seguintes:

Método

A concretização destes objetivos pressupõe a existência de um método que nos conduza até eles. O método utilizado no 1º ciclo é influenciado, sobretudo, pelo modelo pedagógico “Ensinar é Investigar” que, de uma maneira sucinta, se explicita estruturando os conteúdos segundo dois eixos globalizantes:

Descoberta e investigação

Sendo um sistema-pedagógico que deriva de uma epistemologia construtivista e que valoriza os processos, acentuam-se mais os procedimentos do que os produtos. As metodologias da descoberta e da investigação têm aqui maior relevância no âmbito do processo de ensino-aprendizagem. A linguagem visual adquire uma forte expressão no conjunto das atividades.

Avaliação formativa

A avaliação afasta-se das formas tradicionais e orienta-se no sentido de modalidades que apontam na compreensão do processo de ensino-aprendizagem, a fim de nele poder intervir oportuna e eficazmente. O relevo é dado à avaliação formativa que orienta o processo de produção de informação útil para a gestão da aprendizagem.

Investigador na acção

Este modelo privilegia: a memória do vivido, a formulação de hipóteses, a observação direta, a análise, a síntese e a sistematização. A aquisição de saberes faz-se em espiral, num crescendo contínuo, ao longo dos quatro anos de escolaridade.

O professor, de uma forma sistemática: reflete, recolhe informação, analisa a informação, comunica, escreve e muda a prática. Torna-se, de facto, num investigador na ação.

Ano
Professora
1º Ano A  Joana Ribeiro Telles
1º Ano B  Sofia Cruchinho
2º Ano A  Marta Manso
2º Ano B Diana Albuquerque
2º Ano C Domingas Silva Paulo
3º Ano A Catarina Carocho
3º Ano B Ana Dória
3º Ano C Sandra Tavares
4º Ano A Mª do Carmo Gaivão | Carlota Pereira da Silva
4º Ano B Filipa Costa Maria
4º Ano C Margarida Branquinho
Coordenadora 1º Ciclo Margarida Gouveia Miguéns
Apoio e Biblioteca Mariana Raposo | Carmo Gaivão | Inês Líbano Monteiro
Inglês 1º Ano – Sofia Saragoça | 2º, 3º e 4º Anos – M.ª Eugênia Carvalho
E.E.F.M. Expressão e Educação Físico-Motora 1º, 2º e 4º Anos – Maria Barreto | 3º Ano – Henrique Marques
E.E.M. Expressão e Educação Musical Íris Godinho
E.E.P. Expressão e Educação Plástica 1º, 2º e 3º Anos – Teresa Henriques | 4º Ano – Maria Botto
Catequese Joana Feijão Emídio
Atividade Experimental WhyLab
Psicologia  Joana Veiga de Macedo
Terapia da Fala / Formação e apoio Método das Boquinhas Mafalda Caeiro | Luísa Rezende
Educação Especial Mariana Gonçalves
Educação Especial e Reabilitação Helena Morais Barbosa
Reabilitação Psicomotora Francisco Silva