1º Ciclo

Objetivos Curriculares Específicos

Em articulação com o que foi mencionado nos Princípios e Objetivos Gerais e nos Princípios e Objetivos Curriculares, os objetivos curriculares específicos do 1º ciclo são os seguintes:

Método

A concretização destes objetivos pressupõe a existência de um método que nos conduza até eles. O método utilizado no 1º ciclo é influenciado, sobretudo, pelo modelo pedagógico “Ensinar é Investigar” que, de uma maneira sucinta, se explicita estruturando os conteúdos segundo dois eixos globalizantes:

Descoberta e investigação

Sendo um sistema-pedagógico que deriva de uma epistemologia construtivista e que valoriza os processos, acentuam-se mais os procedimentos do que os produtos. As metodologias da descoberta e da investigação têm aqui maior relevância no âmbito do processo de ensino-aprendizagem. A linguagem visual adquire uma forte expressão no conjunto das atividades.

Avaliação formativa

A avaliação afasta-se das formas tradicionais e orienta-se no sentido de modalidades que apontam na compreensão do processo de ensino-aprendizagem, a fim de nele poder intervir oportuna e eficazmente. O relevo é dado à avaliação formativa que orienta o processo de produção de informação útil para a gestão da aprendizagem.

Investigador na ação

Este modelo privilegia: a memória do vivido, a formulação de hipóteses, a observação direta, a análise, a síntese e a sistematização. A aquisição de saberes faz-se em espiral, num crescendo contínuo, ao longo dos quatro anos de escolaridade.

O professor, de uma forma sistemática: reflete, recolhe informação, analisa a informação, comunica, escreve e muda a prática. Torna-se, de facto, num investigador na ação.

Ano
Professora
1º Ano AMargarida Franqueira Dias
1º Ano BMaria Grencho Faria
1º Ano CMarta  Manso Pereira
2º Ano ACatarina Carocho Carvalho
2º Ano BAna Reis Dória
2º Ano CSandra Neves Tavares
3º Ano AMariana Raposo | Diana Conceição Albuquerque
3º Ano BMargarida Miguéns
3º Ano CCarlota Moraes Vaz
4º Ano AJoana Ribeiro Teles
4º Ano BSofia Fialho Cruchinho
ApoioGuida Branquinho | Mariana Gonçalves | Domingas Seruya
Coordenadora 1º Ciclo Margarida Miguéns
Inglês 1.º e 2.º Ano – Sofia Saragoça
E.E. Plástica Teresa Henriques
Ed. Física Filipa Nazaré | Henrique Marques | Maria Barreto
E.E. Musical Íris Godinho
Catequese Francisca Laevskaia
Atividade Experimental Why Lab
TIC Ana Tavares
Psicologia Isabel Raposo | Joana Veida de Macedo