1º Ciclo

Objetivos Curriculares Específicos

Em articulação com o que foi mencionado nos Princípios e Objetivos Gerais e nos Princípios e Objetivos Curriculares, os objetivos curriculares específicos do 1º ciclo são os seguintes:

Método

A concretização destes objetivos pressupõe a existência de um método que nos conduza até eles. O método utilizado no 1º ciclo é influenciado, sobretudo, pelo modelo pedagógico “Ensinar é Investigar” que, de uma maneira sucinta, se explicita estruturando os conteúdos segundo dois eixos globalizantes:

Descoberta e investigação

Sendo um sistema-pedagógico que deriva de uma epistemologia construtivista e que valoriza os processos, acentuam-se mais os procedimentos do que os produtos. As metodologias da descoberta e da investigação têm aqui maior relevância no âmbito do processo de ensino-aprendizagem. A linguagem visual adquire uma forte expressão no conjunto das atividades.

Avaliação formativa

A avaliação afasta-se das formas tradicionais e orienta-se no sentido de modalidades que apontam na compreensão do processo de ensino-aprendizagem, a fim de nele poder intervir oportuna e eficazmente. O relevo é dado à avaliação formativa que orienta o processo de produção de informação útil para a gestão da aprendizagem.

Investigador na acção

Este modelo privilegia: a memória do vivido, a formulação de hipóteses, a observação direta, a análise, a síntese e a sistematização. A aquisição de saberes faz-se em espiral, num crescendo contínuo, ao longo dos quatro anos de escolaridade.

O professor, de uma forma sistemática: reflete, recolhe informação, analisa a informação, comunica, escreve e muda a prática. Torna-se, de facto, num investigador na ação.

Ano
Professora
1º Ano A Mariana Raposo
1º Ano B Carmo Gaivão
1º Ano C Carlota Moraes Vaz
2º Ano A Joana Ribeiro Telles
2º Ano B Sofia Cruchinho
3º Ano A Marta Manso
3º Ano B Diana Albuquerque
3º Ano C Domingas Silva Paulo
4º Ano A Catarina Carocho
4º Ano B Ana Dória
4º Ano C Sandra Tavares
Apoio Guida Branquinho | Inês de Castro Pernas | Mariana Gonçalves | Inês Lopes
Coordenadora 1º CicloMargarida Gouveia Miguéns
InglêsSofia Saragoça | Mª Eugênia Carvalho
E.E. PlásticaTeresa Henriques
Ed. FísicaMaria Barreto | Henrique Marques
E.E. MusicalÍris Godinho
CatequeseJoana Feijão Emídio | Lourenço Rocha
Atividade ExperimentalWhyLab
TICJorge Miranda
PsicologiaJoana Veiga de Macedo
Terapia da Fala / Formação e apoio Método das BoquinhasMafalda Caeiro | Luísa Rezende
Educação EspecialMariana Gonçalves
Educação Especial e ReabilitaçãoHelena Morais Barbosa
Reabilitação PsicomotoraFrancisco Silva