1º Ciclo

Objetivos Curriculares Específicos

Em articulação com o que foi mencionado nos Princípios e Objetivos Gerais e nos Princípios e Objetivos Curriculares, os objetivos curriculares específicos do 1º ciclo são os seguintes:

  • Fomentar a descoberta, a criatividade, a reflexão e o gosto por aprender;
  • Desenvolver em cada aluno, de acordo com o seu nível etário, a cultura da autonomia;
  • Incentivar o aluno a ser o principal agente da sua aprendizagem;
  • Levar os alunos a serem empenhados, a serem capazes de resolver problemas e a questionar o mundo que os rodeia;​
  • Desenvolver em cada aluno a expressão escrita e oral bem como o raciocínio logico-matemático, fatores determinantes que o levam a questionar e conhecer o mundo que o rodeia.​

Método

A concretização destes objetivos pressupõe a existência de um método que nos conduza até eles. O método utilizado no 1º ciclo é influenciado, sobretudo, pelo modelo pedagógico “Ensinar é Investigar” que, de uma maneira sucinta, se explicita estruturando os conteúdos segundo dois eixos globalizantes:

  • Atividade nuclear – Estudo do Meio Físico e Social
  • Atividades decorrentes – Língua Portuguesa e Matemática

Descoberta e investigação

Sendo um sistema-pedagógico que deriva de uma epistemologia construtivista e que valoriza os processos, acentuam-se mais os procedimentos do que os produtos. As metodologias da descoberta e da investigação têm aqui maior relevância no âmbito do processo de ensino-aprendizagem. A linguagem visual adquire uma forte expressão no conjunto das atividades.

Avaliação formativa

A avaliação afasta-se das formas tradicionais e orienta-se no sentido de modalidades que apontam na compreensão do processo de ensino-aprendizagem, a fim de nele poder intervir oportuna e eficazmente. O relevo é dado à avaliação formativa que orienta o processo de produção de informação útil para a gestão da aprendizagem.

Investigador na acção

Este modelo privilegia: a memória do vivido, a formulação de hipóteses, a observação direta, a análise, a síntese e a sistematização. A aquisição de saberes faz-se em espiral, num crescendo contínuo, ao longo dos quatro anos de escolaridade.

O professor, de uma forma sistemática: reflete, recolhe informação, analisa a informação, comunica, escreve e muda a prática. Torna-se, de facto, num investigador na ação.

Ano
Professora
1º Ano AMarta Manso
1º Ano BDiana Albuquerque
1º Ano CDomingas Silva Paulo
2º Ano ACatarina Carocho
2º Ano BAna Dória
2º Ano CSandra Tavares
3º Ano ACarlota Morais Vaz
3º Ano BFilipa Costa Maria
3º Ano CMargarida Branquinho
4º Ano AMª do Carmo Gaivão                                            
4º Ano BSofia Cruchinho
Coordenadora 1º CicloVera Pimentel
Professores de Apoio 1º CicloInês de Castro Pernas | Joana Soares  | Mariana Raposo
Inglês1º, 2º e 3º Anos –
4º Ano – Paula Leandro
E.E.F.M. Expressão e Educação Físico-Motora1º, 3º e 4º Anos – Maria Barreto
2º Ano – João Góis
E.E.M. Expressão e Educação MusicalÍris Godinho
E.E.P. Expressão e Educação PlásticaStefanie Pullin
CatequeseLourenço Rocha
PsicologiaJoana Veiga de Macedo
Terapia da Fala / Formação e apoio Método das BoquinhasMafalda Caeiro
Educação EspecialMª Helena Barbosa, Mariana Gonçalves e Francisco Silva