1º Ciclo

Objetivos Curriculares Específicos

Em articulação com o que foi mencionado nos Princípios e Objetivos Gerais e nos Princípios e Objetivos Curriculares, os objetivos curriculares específicos do 1º ciclo são os seguintes:

Método

A concretização destes objetivos pressupõe a existência de um método que nos conduza até eles. O método utilizado no 1º ciclo é influenciado, sobretudo, pelo modelo pedagógico “Ensinar é Investigar” que, de uma maneira sucinta, se explicita estruturando os conteúdos segundo dois eixos globalizantes:

Descoberta e investigação

Sendo um sistema-pedagógico que deriva de uma epistemologia construtivista e que valoriza os processos, acentuam-se mais os procedimentos do que os produtos. As metodologias da descoberta e da investigação têm aqui maior relevância no âmbito do processo de ensino-aprendizagem. A linguagem visual adquire uma forte expressão no conjunto das atividades.

Avaliação formativa

A avaliação afasta-se das formas tradicionais e orienta-se no sentido de modalidades que apontam na compreensão do processo de ensino-aprendizagem, a fim de nele poder intervir oportuna e eficazmente. O relevo é dado à avaliação formativa que orienta o processo de produção de informação útil para a gestão da aprendizagem.

Investigador na ação

Este modelo privilegia: a memória do vivido, a formulação de hipóteses, a observação direta, a análise, a síntese e a sistematização. A aquisição de saberes faz-se em espiral, num crescendo contínuo, ao longo dos quatro anos de escolaridade.

O professor, de uma forma sistemática: reflete, recolhe informação, analisa a informação, comunica, escreve e muda a prática. Torna-se, de facto, num investigador na ação.