Psicopedagogia

Gabinete de Psicopedagogia

Uma aprendizagem equilibrada e eficiente está em íntima relação com o desenvolvimento orgânico das capacidades de cada pessoa, tanto a nível biológico como a nível psicológico.

Para que a criança desenvolva todas as suas potencialidades, deverá encontrar um ambiente que tenha em conta o seu estádio evolutivo, as suas características pessoais, o seu processo de amadurecimento biológico e psicológico, bem como os fatores que possam estar a potenciar ou a inibir o seu desenvolvimento.

O Gabinete de Psicopedagogia integra o serviço de psicologia, o(a) professor(a) de educação especial e o(a) terapeuta da fala.

São 4 as funções do Gabinete de Psicopedagogia:

1. Dar apoio técnico aos professores e educadores:
a) Apoio Técnico de âmbito geral

Realização de trabalhos de colaboração entre o professor e o serviço de Psicopedagogia em função de situações problema vividas pela turma. Quando necessário desenvolvem-se programas específicos para turmas específicas.

b) Apoio Técnico de âmbito específico

Realização de trabalhos de colaboração entre o professor e o serviço de Psicopedagogia devido a uma situação vivida por uma criança em particular. Sempre que se verifique que o apoio na escola não é suficiente ou eficaz para o aluno procede-se a um encaminhamento para outros serviços especializados fora do Colégio.

2. Promover aconselhamento familiar

No caso de situações sinalizadas pelos educadores, professores ou encarregados de educação que dão origem à abertura de processos individuais, pode ser iniciado, sempre que se considerar necessário, um trabalho de cooperação com os respetivos pais no sentido de os orientar no processo educativo dos seus filhos.

Pode também ser solicitado diretamente ao gabinete de Psicopedagogia, um aconselhamento familiar face a uma situação vivida pelos Encarregados de Educação que não implique exclusivamente a criança ou que, implicando-a, não se prenda especificamente com a sua vivência na escola.

3. Dar apoio técnico à Direção Pedagógica do Colégio

A coordenação do gabinete de Psicopedagogia participa no Conselho Coordenador do Colégio dando o seu apoio técnico sempre que solicitado pelo Diretor ou pelos Coordenadores dos diferentes ciclos.

4. Desenvolver ações de formação

Sempre que necessário, o serviço de Psicopedagogia, a pedido da Direção do Colégio, desenvolve ações de formação para professores, educadores e pais. Desenvolve igualmente ações de formação para os auxiliares de educação do Colégio de acordo com as necessidades manifestadas.

A equipa

Psicólogas Joana Veiga de Macedo | Mafalda Pinto Basto | Maria Núncio