CSM Pedagogia 5 Estrelas

O Colégio de Santa Maria tem uma pedagogia inovadora baseada na experiência pedagógica do Padre Kentenich, na Alemanha, no início do séc. XX.

O P. Kentenich resumiu esta pedagogia em cinco categorias fundamentais:

Estas cinco pedagogias fazem parte de um sistema pedagógico global e integral, onde o objetivo principal é a formação do homem novo na nova comunidade. Um homem animado pelo espírito, ligado a ideais e vinculado intimamente à comunidade

  • Pedagogia do Ideal;
  • Pedagogia da Vinculação;
  • Pedagogia da Aliança
  • Pedagogia da Confiança;
  • Pedagogia do Movimento.

Pedagogia é o serviço desinteressado à vida alheia. (P. Kentenich)

CSM Pedagogia 5 Estrelas

Pedagogia do IDEAL
Procura da própria originalidade.

Cada pessoa é original, o educador deve ajudar a descobrir os talentos próprios e a originalidade de cada um, ajudando a assumir livremente a missão que cada um tem.

Significa atuar a partir da convicção de que Deus nos deu talentos para serem desenvolvidos ao longo da nossa vida. Que confiou a cada um de nós um papel ativo e original.

Pedagogia dos VÍNCULOS
Um laço forte, estável, seguro. Só o homem é capaz de amar.

Consiste em criar laços estáveis de um amor afetivo e claro, abarcando toda a potencialidade do amor humano e do amor divino. Este vínculo pode ser a Deus, a pessoas, a ideias e a lugares.

Aqui reside uma diferença entre o Homem e os outros seres vivos: só nós conseguimos desenvolver os vínculos, pois somos os únicos capazes de amar!

Esta pedagogia procura criar todas as condições para que o educando, em liberdade e de forma criativa, crie vínculos profundos.

Pedagogia da ALIANÇA
O vínculo com Maria.

Consiste em cultivar os vínculos de amor e de uma relação forte com Deus e com Nossa Senhora.

Dentro de todos os vínculos, o P. Kentenich destaca a prioridade do vínculo a Deus.

A pedagogia de Aliança torna-se forte pela pedagogia mariana. O carisma de Maria – carisma feminino e maternal – é precisamente esse: aproximar vitalmente as pessoas de Deus e oferecer familiaridade com o mundo sobrenatural, fazer da igreja uma família para o homem.

Pedagogia do MOVIMENTO
Pedagogia dinâmica. Capacidade de adaptação à perspetiva de interesses do educando.

Mobilizar valores de acordo com a perspetiva de interesse. Baseia-se nos valores vividos em comunidade, construindo a partir deles e integrando-os em valores e ideais superiores.

O educador deve procurar descobrir o que move cada pessoa, o que está vivo em cada um, ajudando a orientar para os seus ideais.

Pedagogia da CONFIANÇA
Confiança mútua e respeito.
O Educador acredita nos alunos como seus!
Encara-os com uma atitude positiva e valoriza-os. Acorda o que há de melhor em cada um. Confia-lhes tarefas e dá-lhes responsabilidades.
Na Pedagogia da Confiança, procuramos confiar no talento das pessoas com quem nos cruzamos, acreditando no melhor de si.

Atualmente há uma rede de escolas em vários países, inspiradas pelo carisma pedagógico do P. Kentenich. Para implementar curricularmente estes princípios pedagógicos, desenvolveu-se um modelo pedagógico Chamado MPK

O que é o MPK?
É a forma de levar o carisma do P. Kentenich para a sala de aula.

  • Aposta na relação com cada aluno, que quer acolher as famílias e que pretende personalizar a educação;
  • Pretende formar alunos com características próprias, que sejam pessoas livres, firmes e íntegras, criativas, idealistas, religiosas,  com uma personalidade social e solidária.