Pré-Escolar

Objetivos Curriculares Específicos

Em articulação com o que foi mencionado nos Princípios e Objetivos Gerais e nos Princípios e Objetivos Curriculares, os objetivos curriculares específicos do Pré-escolar são os seguintes:

Método

A concretização destes objetivos pressupõe a existência de um método que nos conduza até eles. O método utilizado no Pré-escolar é único, influenciado, sobretudo, pelo modelo pedagógico “Ensinar é Investigar” e pelo modelo High/Scope (“Grande amplitude”). Os conteúdos lecionados vão ao encontro dos definidos pelo Ministério da Educação e Ciência para o Pré-escolar, abrangendo as áreas de:

Trabalho de projeto

As rotinas semanais das crianças englobam momentos de grande e pequeno grupo onde têm a oportunidade de partilhar as suas vivências. Progressivamente, são chamadas a participar ativamente na construção do seu conhecimento, nomeadamente através do trabalho de projeto que privilegiam o trabalho em pequenos grupos, o respeito pelas diferentes opiniões e a responsabilização pela condução deste. 

Este trabalho de projeto preconiza três etapas

Autoavaliação

A autoavaliação do trabalho desenvolvido está presente em todas as atividades que se desenrolam diariamente. O modelo adotado ajuda a criança a ser cada vez mais responsável, conhecedora dos seus gostos, talentos e dificuldades, tornando-se paulatinamente mais autónoma e crítica do trabalho que desenvolve.

Sala
Educadora
Auxiliares de Educação
3 anos A Ana Carla Dionísio Juliana Primeira
3 anos B Leonor Brito Lorena Castro
4 anos A Inês Mendonça Cláudia Ferreira
4 anos B Mafalda Moniz Pereira Liliana Ferro
5 anos A Carolina Sottomayor Catarina Alberto
5 anos B Teresa Quintela Barbosa Cátia Nunes
5 anos C Marta Pedreño Ferreira Helena Silva
Coordenadora Ana Leitão
Inglês Sofia Saragoça
Educação Física Maria Barreto | Ana Cordeiro
Música Íris Godinho
Catequese Lourenço Rocha
Consciência fonológica Mafalda Caeiro