Pré-Escolar

Objetivos Curriculares Específicos

Em articulação com o que foi mencionado nos Princípios e Objetivos Gerais e nos Princípios e Objetivos Curriculares, os objetivos curriculares específicos do Pré-escolar são os seguintes:

• Proporcionar um ambiente seguro e afetivo onde a criança se sinta acolhida, integrada e motivada para a aprendizagem;
  • Fomentar a descoberta, a criatividade e a reflexão, desenvolvendo progressivamente a sua autonomia;
  • Incentivar a criança a ser um participante ativo na sua aprendizagem;
  • Capacitar a criança de competências e conhecimentos necessários para o sucesso escolar, respeitando a sua individualidade.

Método

A concretização destes objetivos pressupõe a existência de um método que nos conduza até eles. O método utilizado no Pré-escolar é único, influenciado, sobretudo, pelo modelo pedagógico “Ensinar é Investigar” e pelo modelo High/Scope (“Grande amplitude”). Os conteúdos lecionados vão ao encontro dos definidos pelo Ministério da Educação e Ciência para o Pré-escolar, abrangendo as áreas de:

• Formação Pessoal e Social
  • Linguagem oral e abordagem à escrita
  • Expressões (plástica, motora, musical e dramática)
  • Conhecimento do mundo
  • Língua inglesa
  • Catequese

Trabalho de projeto

As rotinas semanais das crianças englobam momentos de grande e pequeno grupo onde têm a oportunidade de partilhar as suas vivências. Progressivamente, são chamadas a participar ativamente na construção do seu conhecimento, nomeadamente através do trabalho de projeto que privilegiam o trabalho em pequenos grupos, o respeito pelas diferentes opiniões e a responsabilização pela condução deste.

Este trabalho de projeto preconiza três etapas

• Nível I - Conhecimentos prévios sobre um tema;
  • Nível II - Desenvolvimento do tema e descoberta de novos conhecimentos;
  • Nível III - Sistematização dos conhecimentos adquiridos.

Autoavaliação

A autoavaliação do trabalho desenvolvido está presente em todas as atividades que se desenrolam diariamente. O modelo adotado ajuda a criança a ser cada vez mais responsável, conhecedora dos seus gostos, talentos e dificuldades, tornando-se paulatinamente mais autónoma e crítica do trabalho que desenvolve.

Sala
Educadora