Lema do Ano

Contamos contigo. Faz acontecer!

“Se eu posso? – disse Jesus - Tudo é possível para quem tem fé.” Mateus 9, 23

Quantas coisas fez Jesus acontecer na Sua passagem pela Terra? Quantas coisas continua Jesus a fazer acontecer nas nossas vidas desde o céu? São tantos gestos, tantos milagres, tantas histórias e palavras de vida eterna que são impossíveis de contar.

Jesus fazia milagres acontecer pelo dom que o seu Pai lhe deu, mas também contava com quem o interpelava: contava com a capacidade de acreditar de quem o procurava, de quem lhe pedia que o curasse, de quem tinha vontade de mudar a sua vida só pelo dom da fé. E Jesus correspondia e dizia-lhes: “A tua fé salvou-te”, ou como quem diz, “contei contigo e pela tua fé e pelo dom que o meu Pai me deu: Fizemos acontecer!”. Jesus agia em nome do Seu Pai, o Deus que tantas vezes é chamado “Deus do impossível” porque para Ele todas as coisas são possíveis de acontecer. Ou seja, muitas coisas parecem ser impossíveis para nós, mas para Deus, a palavra impossível não existe porque Ele é o Deus que tudo pode. No entanto, aquilo que está ao nosso alcance de realizar, Deus acompanha mas não faz por nós, confia-nos missões e desafios. E quando surgem dificuldades…? Na sua maioria vêm para nos dar força, as dificuldades que enfrentamos servem para nos motivar a persistir e a lutar para atingirmos os nossos objetivos porque cada obstáculo vencido é uma vitória para nós e uma certeza podemos ter: é que nunca estamos sozinhos.

Nos dias de hoje, o Céu continua a contar connosco, continua a confiar-nos a missão de acreditar, de anunciar e imitar Jesus, de continuarmos a construir na Terra o Reino de Deus, de fazermos acontecer coisas boas sobre a Terra que nos deem a possibilidade de sermos cada vez mais e melhores.

Este ano letivo, somos desafiados a fazer acontecer: em nós próprios, na nossa comunidade e no mundo. Se todos nós formos um contributo e vivermos este lema como um objetivo comum, muitas coisas boas virão ao novo ano letivo que está agora a começar. Nem sempre é fácil, mas a melhor maneira de conseguirmos fazer coisas grandes, é começar pelas mais pequeninas: como olhar para nós próprios, manter ou melhorar aquilo que já é bom e ir mudando coisas que nos puxam para trás. E enquanto fazemos isso, vamos entregando aos outros o melhor que temos e, por sua vez, vemos surgir a vida dos outros na nossa própria vida… é mais ou menos como as peças do dominó. Conhecem as peças de dominó? Quando se põe todas de pé em fila e se empurra a primeira, ela desencadeia toda uma ação de movimento até à última peça, sendo assim a primeira peça tem um impacto enorme sobre um conjunto de peças. Por isso muita atenção… que tipo de peça de dominó queremos ser? Temos que estar bem focados no bem que queremos fazer acontecer para que a peça que empurra as outras seja uma peça com força positiva e com um enorme valor! Por isso, devemos ir recordando durante todo este ano letivo:          

“Contamos contigo. Faz acontecer!”.

Joana Emídio