Lema do Ano

Liga-te - Juntos construímos caminho.

Disse Jesus: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu”. Mateus 18,18

Há mais de 2000 anos, Jesus disse estas palavras aos seus discípulos lançando-lhes imediatamente um grande desafio: de refletir sobre a sua maneira de agir e pensar de forma a levarem a cabo a missão de construir o Reino de Deus na terra, ou seja, de ligar na terra aquilo que queriam ligar no céu. As palavras de Jesus de “ligar” e “desligar” são palavras intemporais, chegam aos nossos dias e dizem-nos tanto, ligar e desligar, palavras que nos são tão familiares.

O lema deste ano leva-nos a pensar e ponderar sobre aquilo que queremos ligar nas nossas vidas que automaticamente nos liga ao céu. Como é que isso funciona? Muito simples! Basta pensarmos que aquilo que vivemos na terra ativa aquilo que damos ao céu, é como um interruptor que ora está ON, ora está OFF. A ideia prende-se a começar por desligar o que não é bom, o que não é são e nos faz mal, o que por vezes nos leva a desligar tantas outras coisas mesmo sem nos apercebermos. Por exemplo, quando desligamos o respeito, desligamos a empatia, a tolerância, a amizade, a solidariedade, a interajuda e assim por aí fora. No entanto, se ligarmos aquilo que temos de bom como os valores que aprendemos com a vida, as boas ações que praticamos e aquilo que nos faz crescer como pessoas, estamos a construir caminho seguro, um caminho que leva longe, que nos leva até Jesus.

O que queremos para este ano é manter-nos ligados! Não necessariamente a aparelhos digitais ou a uma qualquer rede wireless, mas àquilo que o céu traz à nossa vida, àquilo que nos leva a fragilidade e nos traz a coragem de enfrentar tempos diferentes. Neste tempo, é normal que o interruptor da ansiedade ou do medo do desconhecido esteja sempre intermitente, é normal que o da dúvida esteja sempre ON, mas é necessário e importante que o da procura seja sempre pressionado quando for preciso alguém por perto. O caminho não se faz sozinho, faz-se com vida, vida em comunidade. Devemos contar com os outros, todos somos únicos e necessários, quem sabe alguém nos leva a descobrir coisas maravilhosas para ligar na nossa vida…

Por isso Liga-te, juntos construímos caminho.