Ligados a Maria

#TensUmaMensagem

3

O mensageiro branco

No ano de 1916, numa terra chamada Cova da Iria, deu-se um acontecimento maravilhoso: três crianças que andavam a brincar junto do rebanho que tinham levado a pastar, viram aparecer diante delas um ser branco e luminoso, parecido com um jovem. Era o Anjo de Portugal!

As três crianças (Lúcia e seus primos: Francisco e Jacinta) ficaram espantadas, sem saber o que pensar.

Então, o ser branco como a neve disse-lhes para não terem medo, pois era o Anjo da Paz.

Em seguida, o Anjo curvou-se até ao chão e ensinou-lhes uma oração maravilhosa:

— Meu Deus, eu creio, adoro, espero uno-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.
Os três meninos rezaram três vezes a oração, juntamente m o Anjo, e nunca mais se esqueceram dela.

Antes de regressar ao Céu, o Anjo disse às três crianças algo muito importante: Jesus e Maria estavam atentos a todas as orações que eles fizessem!

Ora, é fácil imaginar como Lúcia e os seus primos ficaram admirados com aquela visita tão inesperada…

Como podes calcular, foi um dia inesquecível.

Algum tempo mais tarde, já no verão, o Anjo voltou a aparecer a Lúcia, a Francisco e a Jacinta para lhes recomendar que rezassem muito, pedindo a PAZ, e que oferecessem a Deus todos os sacrifícios que conseguissem fazer, para que todas as pessoas se tornassem melhores, assim como Jesus ensinou que devemos ser.

Mas a terceira visita do Anjo foi ainda mais extraordinária. Dessa vez, além de falar, deu a Comunhão aos três pequenos pastores, que, assim, tiveram a enorme alegria de receber Jesus!

Com as palavras do Anjo de Portugal, os três pastorinhos ficaram a saber que Deus esperava que eles aceitassem o desafio de rezar por todos, sobretudo os que não seguem os Seus ensinamentos.

Compreenderam, ainda, que tinham a maravilhosa possibilidade de, com as suas orações sacrifícios feitos com amor, consolar Deus, que é tão ofendido, todos os dias, na Terra inteira, por aqueles que praticam más ações.

Como é evidente, tudo isto mudou bastante o modo de sentir, pensar e agir de Lúcia, a mais velha dos três meninos, e dos seus primos, Francisco Jacinta.

A Senhora mais brilhante que o sol

No dia 13 de maio de 1917, quando Lúcia e seus primos estavam no campo a guardar o rebanho, viram uma espécie de relâmpago e, assustados, pensaram regressar a casa.

No entanto, logo a seguir, apareceu diante deles uma senhora, mais brilhante que o sol, vestida de branco, que lhes disse que não tivessem medo e que vinha do Céu!

Os três meninos ficaram muito espantados com aquela aparição extraordinária e com a beleza daquela senhora, que era Maria, a Mãe de Jesus.

Então, Maria pediu-lhes que voltassem quele lugar no dia 13 do mês seguinte, quela mesma hora.

Lúcia sentiu uma grande vontade de falar com a Senhora vestida de branco. Queria mito saber se ela e os primos iriam, um dia, para o Céu…

A Senhora respondeu que, quando chegasse a hora certa, os três meninos iriam para o Céu, mas que, antes disso, ainda iam passar por algumas provas exigentes e por situações bastante difíceis…

Depois, a Mensageira de Deus perguntou-lhes se eles estavam dispostos a enfrentar, com coragem, os momentos difíceis que teriam de passar.

Sim, estamos — respondeu a mais velha, em nome dos três.

Então, Maria disse-lhes que queria que eles aprendessem a ler e pediu-lhes que o rezassem o terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo inteiro e o fim da guerra.

Lúcia, Francisco e Jacinta, cheios de confiança, comprometeram-se fazer o que lhes tinha sido pedido, mesmo que lhes custasse muito.

Naquele dia memorável, as três crianças regressaram a suas casas sempre com a Mãe de Jesus no pensamento. Na verdade, nunca mais esqueceram em toda a sua vida e procuraram cumprir tudo o que tinham prometido, até ao dia de serem chamados para irem para o Céu.

Adaptado da história Tens uma mensagem
Texto Maria Teresa Maia Gonzlez, ilustrações Carla Nazareth

2

Na verdade, também há comunicação entre o Céu e a Terra.

De cada vez que falas com Deus (por exemplo, à noite, antes de adormeceres), estás a comunicar com Ele, de uma maneira muito especial, que não precisa de pombo-correio, nem de telemóvel ou computador!

Por seu turno, Deus também comunica contigo. Para isso, Ele usa várias estratégias, por exemplo; através de uma chamada de atenção da tua mãe; o elogio de um teu familiar; do sorriso ou do abraço de alguém que gosta muito de ti; da luz de um raio de Sol; da beleza de uma flor; da frescura da brisa na tua pele; do som de uma onda contra um rochedo; do canto de um pássaro…

Deus comunica, também, através das palavras escritas na Bíblia, aquele livro grande e muito conhecido em todo o mundo. Lá, podes encontrar muitas coisas que Deus fez, faz e quer continuar a fazer por ti e por todos os seres criados por Ele.

 

Adaptado da história Tens uma mensagem
Texto Maria Teresa Maia Gonzlez, ilustrações Carla Nazareth

1

É inexplicável o que sentimos quando recebemos uma mensagem de alguém de quem gostamos muito. Seja ela de que forma for! Pode chegar-nos por carta, por palavras, por telefone, por e-mail, por telegrama ou numa mensagem presa num avião, mas seja de que forma for, vem encher o nosso coração de alegria! 

E quando a mensagem nos chega do céu? Quando vem do céu traz-nos, sem dúvida, esperança, ânimo e paz. Lança-nos um desafio de a fazer chegar a muitas pessoas e de agirmos corajosamente de acordo com aquilo que o céu nos pede!

O mês de maio traz-nos todos os anos uma mensagem importante. Uma mensagem que nos revela um encontro que aconteceu há muitos anos mas que nos leva a querer encontrar Maria hoje nas nossas vidas, tal como os três pastorinhos de Fátima! O mês de maio traz-nos a vontade de rezar diariamente por um bem maior e uma oportunidade de nos ligarmos a Maria para que a mensagem que nos trouxe há mais de 100 anos faça sentido na nossa própria vida. 

Neste mês de maio, vamos estar atentos a todas as mensagens que o céu nos envia no dia-a-dia, vamos abrir o coração, deixar-nos surpreender pelas palavras de Nossa Senhora e tentar viver na simplicidade e fé dos três pastorinhos! Porque quando menos esperamos… chega-nos uma mensagem!

Ligados a Maria

Durante este mês, somos convidados a ter SANTA MARIA muito presente. 

Adaptação do livro “Tens uma mensagem”, de Maria Teresa Maia Gonzalez

Ilustrações: Carla Nazareth