Projeto interdisciplinar do 9.º Ano – aTerra

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O grande objetivo deste projeto é trabalhar a conquista de diferentes ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) a partir do conhecimento de vários países do mundo.
O grande objetivo deste projeto é trabalhar a conquista de diferentes ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) a partir do conhecimento de vários países do mundo.

Esta terça-feira, dia 6 de outubro, as turmas do 9.º Ano do CSM deram início ao seu projeto interdisciplinar – aTerra.
O grande objetivo deste projeto é trabalhar a conquista de diferentes ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) a partir do conhecimento de vários países do mundo. O trabalho começou logo pela manhã, com a visualização de vídeos alusivos aos ODS que, para além do conhecimento que transmitiram, ajudaram a sensibilizar os alunos para as desigualdades existentes. Logo de seguida, desta vez através de um jogo, foi possível simular a distribuição da riqueza no mundo. O jogo terminou com a divisão dos alunos em 3 grupos representativos dos países com maior ou menor poder económico:

  • Grupo com maior riqueza e poder (menor número de elementos e mais privilégios);
  • Grupo com alguma riqueza e poder (grupo com alguns elementos e condições);
  • Grupo com pouca riqueza e poder (muitos elementos e poucas condições).

Depois de definidos os grupos, houve então oportunidade para fazer doações, com a finalidade de equilibrar a riqueza dos vários países. Houve também tempo para pensar e refletir sobre as decisões tomadas. Seguidamente, cada grupo reuniu, tendo em conta as suas condições económicas, e propôs soluções para distribuir a riqueza de forma justa a nível mundial.

A vivência deste dia transportou-nos a todos para a realidade do mundo.

Todos nós somos chamados a intervir, temos uma palavra a dizer, algo para fazer de modo a atingir os ODS – LIGA-TE, juntos construímos caminho.

Em destaque

Mais do que uma aula de francês …

A aula de Francês do 9. °ano decorreu no Cinema São Jorge, com a visualização do filme Fahim, do realizador Pierre-François Martin-Laval, no âmbito da Festa do Cinema Francês. Mais do que uma aula de francês, foi um tempo de formação humana, onde se verificou que Juntos construímos caminho!

Ler noticia

Mais recentes