O trabalho começou logo pela manhã, com a visualização de vídeos alusivos aos ODS que, para além do conhecimento que transmitiram, ajudaram a sensibilizar os alunos para as desigualdades existentes. Logo de seguida, desta vez através de um jogo, foi possível simular a distribuição da riqueza no mundo. O jogo terminou com a divisão dos alunos em 3 grupos representativos dos países com maior ou menor poder económico:
- Grupo com maior riqueza e poder (menor número de elementos e mais privilégios);
- Grupo com alguma riqueza e poder (grupo com alguns elementos e condições);
- Grupo com pouca riqueza e poder (muitos elementos e poucas condições).
Depois de definidos os grupos, houve então oportunidade para fazer doações, com a finalidade de equilibrar a riqueza dos vários países. Tivemos também tempo para pensar e refletir sobre as decisões tomadas. Seguidamente, cada grupo reuniu, tendo em conta as suas condições económicas, e propôs soluções para distribuir a riqueza de forma justa a nível mundial.
A manhã terminou com um plenário onde foram apresentadas as diferentes propostas e votada a proposta vencedora. Em conjunto, foi feita uma sistematização e conclusão do primeiro dia de projeto.
A vivência deste dia transportou-nos a todos para a realidade do mundo.
Todos nós somos chamados a intervir, temos uma palavra a dizer, algo para fazer de modo a atingir os ODS.
É fundamental continuar a fomentar nos nossos alunos a construção de uma sociedade mais justa, alicerçada na dignidade humana com vista à preservação de um planeta cada vez mais sustentável.
Partilhamos algumas das frases e sugestões que foram sendo ditas/dadas por diferentes alunos do 9.º ano ao longo da dinamização:
“Devemos instruir as crianças para que estas possam ser educadas e perceber como funciona a economia.”
“A economia é circular, se não houver educação e informação o dinheiro volta sempre a quem o deu.”
“Não quero doar, prefiro investir.”
“Quero doar!”
“Menos desigualdade para vendermos mais produtos.”
“Melhorar a educação, a saúde e a agricultura para matar a fome e exportar e fazer dinheiro e não terem de recorrer a mão de obra.”
“Ensinar a gerir o dinheiro, aulas de gestão para todos.”
“Aproveitar os recursos naturais para produzir e comercializar as matérias primas”
Contamos com todos para fazer acontecer um mundo melhor!