Projeto interdisciplinar do 9.º ano – Sentir a Terra

Esta semana, as turmas do 9.º ano do CSM deram início ao seu projeto interdisciplinar - Sentir a Terra. O grande objetivo deste projeto é estudar e conquistar os diferentes ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a partir da análise de vários países do mundo com distintos níveis de desenvolvimento.

O trabalho começou logo pela manhã, com a visualização de vídeos alusivos aos ODS que, para além do conhecimento que transmitiram, ajudaram a sensibilizar os alunos para as desigualdades existentes. Logo de seguida, desta vez através de um jogo, foi possível simular a distribuição da riqueza no mundo. O jogo terminou com a divisão dos alunos em 3 grupos representativos dos países com maior ou menor poder económico:

• Grupo com maior riqueza e poder (menor número de elementos e mais privilégios);
  • Grupo com alguma riqueza e poder (grupo com alguns elementos e condições);
  • Grupo com pouca riqueza e poder (muitos elementos e poucas condições).

Depois de definidos os grupos, houve então oportunidade para fazer doações, com a finalidade de equilibrar a riqueza dos vários países. Tivemos também tempo para pensar e refletir sobre as decisões tomadas. Seguidamente, cada grupo reuniu, tendo em conta as suas condições económicas, e propôs soluções para distribuir a riqueza de forma justa a nível mundial.

A manhã terminou com um plenário onde foram apresentadas as diferentes propostas e votada a proposta vencedora. Em conjunto, foi feita uma sistematização e conclusão do primeiro dia de projeto.

A vivência deste dia transportou-nos a todos para a realidade do mundo.

Todos nós somos chamados a intervir, temos uma palavra a dizer, algo para fazer de modo a atingir os ODS.

É fundamental continuar a fomentar nos nossos alunos a construção de uma sociedade mais justa, alicerçada na dignidade humana com vista à preservação de um planeta cada vez mais sustentável.

Partilhamos algumas das frases e sugestões que foram sendo ditas/dadas por diferentes alunos do 9.º ano ao longo da dinamização:

“Devemos instruir as crianças para que estas possam ser educadas e perceber como funciona a economia.”

“A economia é circular, se não houver educação e informação o dinheiro volta sempre a quem o deu.”

“Não quero doar, prefiro investir.”

“Quero doar!”

“Menos desigualdade para vendermos mais produtos.”

“Melhorar a educação, a saúde e a agricultura para matar a fome e exportar e fazer dinheiro e não terem de recorrer a mão de obra.”

“Ensinar a gerir o dinheiro, aulas de gestão para todos.”

“Aproveitar os recursos naturais para produzir e comercializar as matérias primas”

Contamos com todos para fazer acontecer um mundo melhor!

Assembleia de 3.º Ciclo

O 3.º ciclo realizou a sua Assembleia de Ciclo, com a temática ecologia integral –TUDO NOS FOI DADO | E AGORA?
A base deste trabalho incidiu na encíclica Laudato Si, do Papa Francisco.
Pode ser que muitos de nós pensem que este tema não nos diz respeito, mesmo que tantas vezes nos falem sobre o assunto. Parece-nos que isto se deve ao facto de não vermos a ecologia como parte de um todo, como parte do nosso crescimento integral, por isso o Papa Francisco tem proposto a reflexão sobre a ecologia integral.