Lançamento do Projeto Interdisciplinar do 9.º ano

As turmas do 9.º ano do CSM deram início ao seu projeto interdisciplinar - Sentir a Terra. Na base deste projeto interdisciplinar está o tema Contrastes de Desenvolvimento, parte integrante do programa do 9.º ano de Geografia e tema tão abordado e falado nos nossos dias. O grande objetivo é estudar e conquistar os diferentes ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a partir da análise de vários países do mundo com distintos níveis de desenvolvimento.

O trabalho começou com a visualização de vídeos alusivos aos ODS que, para além do conhecimento que transmitiram, ajudaram a sensibilizar os alunos para as desigualdades existentes. Logo de seguida, desta vez através de um jogo, foi possível simular a distribuição da riqueza no mundo. O jogo terminou com a divisão dos alunos em 3 grupos representativos dos países com maior ou menor poder económico:

– Grupo com maior riqueza e poder (menor número de elementos e mais privilégios);

– Grupo com alguma riqueza e poder (grupo com alguns elementos e condições);

– Grupo com pouca riqueza e poder (muitos elementos e poucas condições).

Depois de definidos os grupos, houve então oportunidade para fazer doações, com a finalidade de equilibrar a riqueza dos vários países. Tivemos também tempo para pensar e refletir sobre as decisões tomadas. Seguidamente, cada grupo reuniu, tendo em conta as suas condições económicas, e propôs soluções para distribuir a riqueza de forma justa a nível mundial.

A manhã terminou com um plenário onde foram apresentadas as diferentes propostas e votada a proposta vencedora. Em conjunto, foi feita uma sistematização e conclusão do primeiro dia de projeto.

A vivência deste dia transportou-nos a todos para a realidade do mundo.

Todos nós somos chamados a intervir, temos uma palavra a dizer, algo para fazer de modo a atingir os ODS.

É fundamental continuar a fomentar nos nossos alunos a construção de uma sociedade mais justa, alicerçada na dignidade humana com vista à preservação de um planeta cada vez mais sustentável.

Tomada de Posse das Mesas das Assembleias de Turma

Foi com muito orgulho que, num ambiente de civismo e seriedade, assistimos à Tomada de Posse dos nossos alunos mais velhos.
Aprender a exercer desde cedo o nosso dever cívico é fundamental para formar cidadãos mais conscientes e intervenientes na sociedade atual.
É um privilégio ajudar os nossos alunos a crescer na participação de uma sociedade mais justa e a aprender a fazer ouvir a sua voz.
Através das promessas feitas perante o Colégio conseguiram perceber o verdadeiro sentido de compromisso e o assumir de uma missão.