O trabalho começou com a visualização de vídeos alusivos aos ODS que, para além do conhecimento que transmitiram, ajudaram a sensibilizar os alunos para as desigualdades existentes. Logo de seguida, desta vez através de um jogo, foi possível simular a distribuição da riqueza no mundo. O jogo terminou com a divisão dos alunos em 3 grupos representativos dos países com maior ou menor poder económico:
– Grupo com maior riqueza e poder (menor número de elementos e mais privilégios);
– Grupo com alguma riqueza e poder (grupo com alguns elementos e condições);
– Grupo com pouca riqueza e poder (muitos elementos e poucas condições).
Depois de definidos os grupos, houve então oportunidade para fazer doações, com a finalidade de equilibrar a riqueza dos vários países. Tivemos também tempo para pensar e refletir sobre as decisões tomadas. Seguidamente, cada grupo reuniu, tendo em conta as suas condições económicas, e propôs soluções para distribuir a riqueza de forma justa a nível mundial.
A manhã terminou com um plenário onde foram apresentadas as diferentes propostas e votada a proposta vencedora. Em conjunto, foi feita uma sistematização e conclusão do primeiro dia de projeto.
A vivência deste dia transportou-nos a todos para a realidade do mundo.
Todos nós somos chamados a intervir, temos uma palavra a dizer, algo para fazer de modo a atingir os ODS.
É fundamental continuar a fomentar nos nossos alunos a construção de uma sociedade mais justa, alicerçada na dignidade humana com vista à preservação de um planeta cada vez mais sustentável.