Projeto Interdisciplinar “Sentir a Terra” | 9.º ano

Este projeto tem por base o tema Contrastes de Desenvolvimento, parte integrante do programa de Geografia do 9.º ano.

O objetivo deste trabalho é o estudo de países com diferentes níveis de desenvolvimento, face à sua posição perante os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.

Durante a cimeira, os vários representantes apresentam as suas propostas para atingir os diversos ODS trabalhados. Para finalizar, é trabalhado por todos o objetivo 17 – Parcerias em Prol das Metas – levando os diferentes países a estabelecer parcerias/acordos de modo a atingir os vários ODS, de acordo com as necessidades de cada um.

A língua oficial da Cimeira da Terra é o Inglês, embora os países francófonos façam a sua apresentação em Francês. À Geografia e às Línguas Estrangeiras juntam-se também as disciplinas de TIC e Educação Visual. Na disciplina de TIC são realizados documentários, que ilustram os países em estudo, e infográficos que resumem as propostas lançadas pelos diferentes representantes para atingir os ODS. Na disciplina de Educação Visual os alunos são convidados a elaborar logos que representem, através de metáforas visuais, os contrastes dos países em estudo.

Os alunos do 9.º ano estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido!

Procurar

Em destaque

Projeto Interdisciplinar – Cimeira Sentir a Terra

Os alunos do 6.º ano apresentaram na Basílica da Estrela, o seu projeto Interdisciplinar “À Descoberta de Portugal Oitocentista”. Este projeto teve como base o estudo do séc.XIX em Portugal, matéria de História e Geografia de Portugal, disciplina à qual se juntaram todas as outras lecionadas neste ano letivo. Desde a literatura, passando pelas artes, música, religião, ciências, educação física, matemática, TIC, inglês, foram várias as matérias que deram o seu contributo para uma visão mais completa do século XIX, a qual resultou na primeira Feira Oitocentista do CSM.
Pela Basílica da Estrela passaram rainhas, generais, escritores, matemáticos, damas de chapéu e cavalheiros de cartola. Houve música, dramatização, artes e danças. Para adoçar a tarde, não faltou o pastel de Belém, iguaria que, de resto, remonta ao século XIX. Foi uma tarde de aprendizagem vivida com muita alegria pelos nossos alunos e por todos que assistiram a esta apresentação.
Parabéns 6.º ano!

Ler noticia

Mais recentes

Projeto Interdisciplinar “Sentir a Terra” | 9.º ano