Projeto Interdisciplinar “Sentir a Terra” | 9.º ano

Os nossos alunos do 9.º ano terminaram hoje o seu projeto interdisciplinar “Sentir a Terra” com a apresentação da Cimeira da Terra ou “Land Summit”, que simula uma reunião da ONU.

Este projeto tem por base o tema Contrastes de Desenvolvimento, parte integrante do programa de Geografia do 9.º ano.

O objetivo deste trabalho é o estudo de países com diferentes níveis de desenvolvimento, face à sua posição perante os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.

Durante a cimeira, os vários representantes apresentam as suas propostas para atingir os diversos ODS trabalhados. Para finalizar, é trabalhado por todos o objetivo 17 – Parcerias em Prol das Metas – levando os diferentes países a estabelecer parcerias/acordos de modo a atingir os vários ODS, de acordo com as necessidades de cada um.

A língua oficial da Cimeira da Terra é o Inglês, embora os países francófonos façam a sua apresentação em Francês. À Geografia e às Línguas Estrangeiras juntam-se também as disciplinas de TIC e Educação Visual. Na disciplina de TIC são realizados documentários, que ilustram os países em estudo, e infográficos que resumem as propostas lançadas pelos diferentes representantes para atingir os ODS. Na disciplina de Educação Visual os alunos são convidados a elaborar logos que representem, através de metáforas visuais, os contrastes dos países em estudo.

Os alunos do 9.º ano estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido!