Assembleia de 3.º Ciclo

Share on linkedin
O 3.º ciclo realizou a sua Assembleia de Ciclo, com a temática ecologia integral –TUDO NOS FOI DADO | E AGORA? A base deste trabalho incidiu na encíclica Laudato Si, do Papa Francisco. Pode ser que muitos de nós pensem que este tema não nos diz respeito, mesmo que tantas vezes nos falem sobre o assunto. Parece-nos que isto se deve ao facto de não vermos a ecologia como parte de um todo, como parte do nosso crescimento integral, por isso o Papa Francisco tem proposto a reflexão sobre a ecologia integral.

“A ecologia integral quer contribuir para uma vida rica de sentido e criar as condições para o desenvolvimento humano integral de cada um e para o caminho até a santidade. Para isso, é decisivo converter os nossos estilos de vida, na medida em que estes tornam possível intervir não apenas sobre os sintomas, mas também sobre as raízes do problema.

Sintonizar os nossos hábitos, as nossas escolhas e os nossos comportamentos com os batimentos do coração da criação e dos irmãos significa sintonizarmo-nos com o batimento do próprio coração de Deus. E esta conversão abre-nos para uma nova humanidade: uma família humana unida, que partilha uma origem comum, um destino comum e uma casa comum. Ao examinarmos os nossos estilos de vida, queremos viver em harmonia com a criação e contribuir para o advento desta nova humanidade na qual nos sentimos, de verdade, todos irmãos.” (Manifesto do Congresso Internacional sobre o Cuidado da Criação)

Da parte da manhã, os alunos estiveram divididos por grupos mistos, a refletir sobre a temática e a responder às seguintes questões:

1.   Qual é o papel da família e da escola na criação de estilos de vida que promovam a ecologia integral?
2.   Como é que o nosso amor pela criação e por aquilo que nos rodeia se pode manifestar em hábitos concretos no nosso quotidiano, nos vários lugares por onde andamos?
3.   Pode a tecnologia estar relacionada com este desenvolvimento integral? Como é que esta pode estar ao serviço do nosso crescimento, ao invés de nos fechar sobre nós mesmos?
4.   Quais são as estratégias que podemos aplicar para promover a ecologia integral no colégio?

Da parte da tarde, em plenário, cada grupo expôs aos restantes a sua reflexão e apresentou diferentes propostas para promover a ecologia integral no colégio. Depois da votação, foi eleita a proposta a levar à direção do colégio.

Os alunos alemães, que estão durante estes dias ao abrigo do protocolo CSM – Raiffeisen Campus Alemanha, estiveram inseridos nos diferentes grupos e deram também o seu contributo através da experiência vivida na sua escola.

Os alunos do 3.º ciclo estão de parabéns pelo modo cívico como decorreu a Assembleia.

Em destaque

Mais recentes